sexta-feira, 2 de maio de 2014

domingo, 6 de abril de 2014

DESCASO COM A RADIOLOGIA


SINCERAMENTE, ESSA "VAGUINHA" PARA TÉCNICO EM RADIOLOGIA DO CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA DE SÃO JOSÉ/SC É UMA VERDADEIRA PIADA.
PRIMEIRAMENTE, ESSES SENHORES ORGANIZADORES DO CERTAME NÃO TÊM O MENOR CONHECIMENTO QUANTO À CARGA HORÁRIA DA CATEGORIA QUE É DE 24 HORAS SEMANAIS, TENDO PUBLICADO NO EDITAL DO EVENTO AS ERRÔNEAS 20 HORAS. ATÉ AÍ TUDO BEM, PODERÍAMOS SUPOR QUE
 NÃO PASSA DE UM RÁPIDO EQUÍVOCO. PORÉM, O MAIS AGRAVANTE VEM A SEGUIR: O SALÁRIO.
O REFERIDO EDITAL DIVULGA (OU SEJA, OFERECE) REMUNERAÇÃO DE 860.00 REAIS AOS PROFISSIONAIS DA ÁREA.
REALMENTE, UM VERDADEIRO DESCASO E TOTAL FALTA DE RESPEITO: 860,00 REAIS, DÁ PARA ACREDITAR NISSO??? SABEMOS MUITO BEM QUE NOSSO SALÁRIO É REGULARIZADO E PROTEGIDO POR LEI (7.394/85) DIANTE DE RESOLUÇÕES INFORMADAS E ESCLARECIDAS EM PORTARIA, E MUITO BEM DIVULGADAS NA PÁGINA DO CONTER.
ESSE MESMO FATO, POR INCRÍVEL QUE POSSA PARECER, JÁ HAVIA OCORRIDO ANTERIORMENTE EM CONCURSOS PÚBLICOS REALIZADOS PELA PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS, ONDE, ATÉ HOJE MANTIVERAM O QUE FOI "OFERECIDO" NO EDITAL DA ÉPOCA . OS TÉCNICOS EM RADIOLOGIA CONCURSADOS NESSES CONCURSOS DA CAPITAL CATARINENSE E QUE TRABALHAM NESSA ENTIDADE PÚBLICA, AINDA ESTÃO LUTANDO NA JUSTIÇA PELA REGULARIZAÇÃO DE SEUS DEVIDOS SALÁRIOS.
E, É AÍ QUE EU PERGUNTO: ONDE ESTÁ O CONTER? ONDE ESTÁ O CRTR 11º REGIÃO? POR QUE NÃO HÁ UMA FISCALIZAÇÃO ENCIMA DISSO? AS ANUIDADES SÃO E SERÃO COBRADAS PONTUALMENTE, OS PROFISSIONAIS, ASSIM COMO OS ALUNOS BUSCAM CUMPRIR SUAS OBRIGAÇÕES E SEUS DEVERES. ACHO QUE NOSSOS REPRESENTANTES DE CONSELHO REGIONAL PODERIAM LEVANTAR ALGUMA AÇÃO, ADVERTINDO OS ORGANIZADORES DESSE CERTAME E EXIGINDO A DEVIDA CORREÇÃO DOS TAIS NÚMEROS DIVULGADOS ACIMA.
E, POR FAVOR, QUE NÃO SE OMITAM EM APONTAR ESSAS OBRIGAÇÕES COMO SENDO DE SINDICATOS. E QUE SINDICATO???
EU, PARTICULARMENTE, NÃO FAREI O CONCURSO, E MUITO MENOS ESTOU PRETENDENDO DESACONSELHAR OUTROS A FAZEREM.
MINHA INTENÇÃO AQUI É RELATAR ESSE DESCASO. PORÉM, NÃO HÁ DÚVIDAS DE QUE O QUE ESTÁ PUBLICADO NO EDITAL DESESTIMULA QUALQUER UM COLEGA DE PROFISSÃO (SEJA PROFISSIONAL OU ESTUDANTE) A FAZER ESSAS PROVAS.

JUAREZ AYRES
TÉCNICO EM RADIOLOGIA, INSCRITO NO CONTER E COM ANUIDADE EM DIA.


FISCALIZAÇÃO JÁ!!!

ESTADO DE SANTA CATARINA
PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ
EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 002/2014/GA
Cargo: TÉCNICO EM RADIOLOGIA E IMAGEM;
Formação: Técnico em Radiologia e Imagem, com registro no Conselho ou Órgão Fiscalizador do Exercício da Profissão.
Carga horária: 20h semanais;
Vagas: 01;
Salário: R$ 860,22.

terça-feira, 25 de março de 2014

IMAGEM DO DIA


Tomografia Computadorizada em 3D do ombro esquerdo, de paciente apresentando várias fraturas.

Imagens feitas e enviadas (com o laudo de médico radiologista da clínica) pelo tecnólogo em radiologia Daniel Pereira, profissional do setor de Tomografia Computadorizada no NAS-Trindade/Florianópolis. 

 


                      




Caro colega, "Imagem do Dia" é um espaço onde você poderá ter uma imagem radiográfica postada no blog. Envie a sua para juarez@radiologia.com.br e aguarde a postagem. Abraços!

segunda-feira, 17 de março de 2014

INFORMATIVO

CONTER, através da presidente Valdelice Teodoro, pede que Governo Federal altere o nome da autarquia para Conselho Federal de Ciências Radiológicas
Fonte: Assessoria de imprensa do CONTER
12/03/2014
foto meramente ilustrativa

O CONTER pediu ao Governo Federal, por expediente enviado à presidente da república Dilma Rousseff, que altere a nomenclatura dos Conselhos Nacional e Regionais de Técnicos em Radiologia para Conselho Federal e Regionais de Ciências Radiológicas. Uma medida simples, suficiente para acabar com um problema semântico que parece excluir os profissionais tecnólogos em radiologia da autarquia.
“A nova nomenclatura vai legitimar nosso quadro profissional. Atualmente, alguns tecnólogos, embora a classe faça parte da categoria, se sentem desprestigiados. Vamos acabar de vez com isso, pois, com um novo nome, ainda que surjam outras profissões na área, não teremos mais problemas como este”, considera a presidenta do CONTER Valdelice Teodoro.



Imagem e artigo extraído do site do CONTER:  www.conter.gov.br

IMAGEM DO DIA







Paciente com fratura cominutiva do terço distal do úmero direito. 




















Imagens radiografadas e enviadas por Marcos Zanini, técnico em radiologia da empresa Foton X, durante plantão de emergência. 
























 




Caro colega, "Imagem do Dia" é um espaço onde você poderá ter uma imagem radiográfica postada no blog. Envie a sua para juarez@radiologia.com.br e aguarde a postagem. Abraços!


quarta-feira, 12 de março de 2014

OSGOOD-SCHLATTER

Doença de Osgood-Schlatter

A síndrome de Osgood-Schlatter (OS) - também conhecida como dor de crescimentoé uma doença ortopédica ósteo-muscular (e extra–articular) comum em adolescentes, predominantemente no sexo masculino, na faixa etária de 10 a 15 anos de idade.

                 

É caracterizada por uma inflamação, com dores e desconforto, que ocorre na cartilagem do joelho e na face anterior proximal do osso da tíbia (Tuberosidade Anterior da Tíbia – TAT) devido ao esforço excessivo sobre o tendão patelar, provocado por um crescimento muito rápido ou por exercícios físicos extenuantes e em práticas esportivas.    

                  



Fonte de pesquisa: Google.









segunda-feira, 10 de março de 2014

CONCURSO PÚBLICO/TÉCNICO EM RADIOLOGIA PARA O HUSM/RS

Ainda estão abertas as inscrições para o Concurso Público do Hospital Universitário de Santa Maria/RS - HUSM -  com vagas para Técnico em Radiologia.
São 261 vagas para médicos e 453 para área assistencial.
As inscrições (via internet) se encerram dia 14/03/2014 e as provas serão realizadas em 13/04/2014.

Para maiores informações (taxa de inscrição, vagas, salários, carga horária) acesse o site do PCI CONCURSOS (www.pciconcursos.com.br) e veja o edital completo.


Boa prova aos participantes!

sábado, 8 de março de 2014

Procedimentos corretos para o descarte de aparelhos de raios-x (odontológico e médico).

Equipamentos de Raios-x (intrabucal) Odontológico:

- Retirar, caso haja, o símbolo internacional de presença de radiação.
- Isolar qualquer contato de fios elétricos do aparelho com alimentação elétrica externa.
- Desmontar o aparelho progressivamente com auxílio de ferramentas apropriadas.
- O cabeçote deve ser desmontado com cuidado devido a presença da ampola de vidro em seu interior.
- O descarte da ampola deve ter os mesmos cuidados que o de uma lâmpada comum.
- Evitar impactos sobre a ampola, pois ela é submetida a forte vácuo.
- Após todos os procedimentos recomendados, o equipamento poderá ser descartado como material de uso comum.

 Descarte Raios-x Odontológico



Equipamentos de Raios-x (convencional) Médico:

Para os equipamentos médicos os procedimentos devem ser os mesmos descritos para os odontológicos, acrescentando ainda:

- O desmantelamento deve ser realizado de forma progressiva (console, estativa, tubo de raios-x, colimador, mesa, etc.).
- Destravamentos, desencaixes e desparafusamentos devem ser realizados com ferramentas apropriadas.
- É preciso ter muita atenção no desmonte de transformadores de alta tensão que têm como isolante térmico o  óleo Ascarel - produto altamente tóxico e de reconhecida ação carcinogênica - encontrado em equipamentos antigos. Jamais liberar esse óleo (fabricação proibida desde 1981) no meio-ambiente, o mesmo deve ser recolhido e encaminhado para empresas especializadas responsáveis no recolhimento da solução. Portanto, somente após esse procedimento, o transformador poderá ser desmontado.


Equipamento de Raios-x Descarte


Lembre-se:

Qualquer aparelho de Raios-x não emite radiação quando desligado. Esses equipamentos são fontes de radiação somente quando conectados à alimentação elétrica e em posição de operação, ou seja, somente durante os disparos.


Fontes:
. Portaria Federal 453/98.
. Superintendência de Vigilância em Saúde / SESAB-Bahia.
. Superintendência de Vigilância e Ambiental / SES-Goiânia.


Artigo extraído do site Brasilrad.com.br





quarta-feira, 5 de março de 2014

ANATOMIA

          Os ossos “Os Trigonum” 
      (síndrome do impacto posterior do tornozelo).


                
                                  

Normalmente, o osso Os Trigonum surge entre as idades de 11 a 13 anos em homens e de 8 a 10 anos em mulheres. É um osso acessório, que fica separado do Tálus por uma interface de cartilagem (Sincondrose), logo se fundindo ao mesmo.
Porém, em aproximadamente 7% da população, esse osso acessório não se funde ao osso Tálus.

        O tornozelo é alvo constante de impactos durante atividades esportivas. Sintomas comuns nesses casos são dores, inchaço ou movimentos limitados.
Uma causa, muito relacionada a isso, chama-se síndrome do impacto posterior do tornozelo (SIPT).
Muitas vezes diagnosticada como síndrome de Os Trigonum ou pinçamento posterior do tornozelo, ela é mais frequente em pessoas que praticam esportes onde ocorre o movimento de flexão plantar forçado (ponta dos dedos ao solo), como futebol, basquete, vôlei, atletismo, dança, entre outros.


O diagnóstico para a síndrome é obtido por médico especialista através de histórico e exames clínicos (queixas de dor, principalmente, durante flexão do tornozelo).

Exames como radiografias simples (em perfil de tornozelo mostrarão bem a imagem do osso) ou ressonância magnética (diagnóstico de inflamação) complementam os dados clínicos.


Fonte de pesquisa: Google.

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Questões confusas de Concursos Públicos

Pelo menos, duas alternativas estariam corretas. Qual seria sua resposta?

Questão de número 40 da prova para técnico em Radiologia - Concurso Público / Edital 001/2012 - da Secretaria de Estado da Saúde/SC, em abril de 2012.

 40) Em relação à incidência tangencial do punho (ponte do carpo), é CORRETO afirmar que o raio central:

 A. (  ) forma 45 graus com o eixo vertical do antebraço.
 B. (  ) tangencia para o meio do canal do carpo e longitudinal ao filme.
 C. (  ) tangencia para a área média do canal do carpo e perpendicular ao filme.
 D. (  ) incide verticalmente ao punho de 15 a 18 graus cefálicos.
 E. (  ) forma 45 graus com o eixo longitudinal do antebraço.



quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

RADIOPROTEÇÃO


Princípios Básicos de Radioproteção 
(Portaria 453/98 – SVS/MS)

oPrincípio da Justificação:
Qualquer atividade envolvendo radiação ionizante, ou exposição da mesma, deve ser justificada em relação à outras alternativas e produzir um benefício líquido positivo para o indivíduo ou sociedade.

 
oPrincípio da Otimização:
O projeto, o planejamento do uso e a operação de instalações e de fontes de radiação ionizante devem ser feitos de modo a garantir que as exposições sejam tão reduzidas (baixas) quanto razoavelmente exequíveis (ALARA), levando-se em consideração fatores sociais e econômicos.

o
oPrincípio da Limitação de Dose Individual:
As doses individuais de trabalhadores e de indivíduos de público não devem exceder os limites anuais de “dose equivalente”, estabelecidos em norma específica através da portaria 453/98 – SVS/MS.

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Acidente com Césio-137 em Cuiabá, em fevereiro/2014.


A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), com sede no Rio de Janeiro, confirmou, por meio de nota de esclarecimento, que o material encontrado no Distrito Industrial de Cuiabá, Mato Grosso, no dia 7 de fevereiro último, realmente era Césio-137.

O órgão, no entanto, ressaltou que se trata de uma “fonte radioativa de baixa potência (ou com baixa atividade radioativa)” não oferecendo riscos à população.

Na nota, a Comissão também lembrou que o material foi descoberto em um galpão industrial desativado e que o objeto estava dentro de uma blindagem adequada.

Agentes da Defesa Civil na cidade foram as primeiras autoridades a chegar ao local, na sexta-feira (7/2). Diante da suspeita de que se tratava de material radioativo, técnicos da CNEN foram acionados. Uma equipe do Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro-Oeste (CRCN-CO), unidade da CNEN em Goiás, chegou sábado (8/2) ao local e recolheu a fonte, que já se encontra devidamente armazenada.

Vale lembrar que foi no Estado de Goiás que ocorreu o acidente radioativo considerado o segundo maior do mundo com Césio-137, em 1987. Segundo a Comissão Nacional de Energia Nuclear, pelas características dessa fonte de Césio-137, é possível concluir que ela foi utilizada em equipamentos medidores de nível em empresas de produtos envasados.

Pelos dados de cadastro da fonte, os técnicos da CNEN deram início as investigações para descobrir quem era o proprietário do material.

 Juarez Ayres.


Fonte: Brasilrad Consultoria em Física Médica e Radioproteção.

 Referências:

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Um novo compromisso com a Radiologia

Caros colegas da Radiologia,

a criação do blog "Mais Radiologia" veio a surgir durante um expediente de trabalho, no qual,  Juarez Ayres e Fábio Pigatto, ambos técnicos em radiologia formados e trabalhando a quatro/cinco anos no setor de diagnóstico por imagem, elaboraram a ideia através de um desejo em montar uma página onde pudessem se conectar e trocar informações com todos os colegas da área radiológica, entre alunos, professores e profissionais.
O objetivo do blog é simplesmente publicar informações e dados pertinentes ao âmbito radiológico, dispostos a debater assuntos referentes ao nosso meio, mantendo espaço aberto para sugestões e críticas. Não podemos negar que com o passar dos dias, meses e anos, estamos sempre aprendendo algo novo. 
Então, sejam bem vindos!!!
A largada inicial para esse nosso compromisso dentro da Radiologia está dada. 
Nobre leitor, já estamos contando com seus comentários. 

                                                                                                                               
                                                                                                                               Abraços!

Proprietários do blog:
Juarez Ayres, técnico em radiologia formado em 2009 pela Escola Técnica Geração de Florianópolis; atua profissionalmente nas clínicas "Márcio Corrêa Radiologia Odontológica" e "Ortoclini".
Fábio Pigatto, técnico em radiologia, também formado em 2009 pela Escola Técnica Geração de Florianópolis; atua profissionalmente nas clínicas "Márcio Corrêa Radiologia Odontológica" e "Unimed/NAS".